CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

terça-feira, outubro 24, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Dêem uma chance à paz

Retomo o tema. O nível de radicalismo na campanha estadual assombra. Está se alastrando geometricamente, da capital ao anterior, colocando em confronto gente tida como civilizada e teoricamente politizada. O que ocorre depõe contra as duas impressões.

Mas sem dúvidas que os grandes responsáveis por esse ambiente de beligerância são as lideranças políticas de lado a lado.

Em palanque, o que está prosperando é o incitamento à violência, com ataques pessoais, insinuações capciosas e provocações textuais.

O final de semana e já o início desta, reta final de campanha, estão sendo marcados pelo agravamento do quadro. Passamos do insulto, do bate-boca, para a luta física, agressões primitivas e ameaças à vida.

Seria fundamental, que os candidatos fizessem pronunciamento em comum, pela imprensa, resgatando o respeito e convocando militantes e idiotas, para retomada do bom senso.

Dêem uma chance à paz!

PRIMEIRA PÁGINA

É NÃO É – Discursando hoje pela manhã na periferia de Mossoró, na série de comícios em favor de Garibaldi Filho (PMDB), a prefeita Fafá Rosado (PFL) criticou-não-criticou a governadora Wilma de Faria (PSB). “Não quero falar da governadora (...) Aqui, precisa de saneamento e não vou dizer que ela não vá fazer, mas até agora não fez (sic)”. No final deu para descobrir em quem ela vota e a quem apóia. “Eu preciso do governador e o governador é Garibaldi Alves Filho...” Ufa!

FOLIODUTO – Acompanhei entrevista da governadora Wilma de Faria hoje, na FM 96 de Natal. Deu para perceber que ela não absorve o caso ‘Folioduto”. Embaraça-se com o tema. “Estou muito tranqüila e não vou ficar discutindo, deve ter muita gente da oposição por trás disso. E não falarei sobre esse assunto”, disse secamente. A verdade é que ainda falta muita coisa a ser explicada e esclarecida sobre o assunto. Há muita nebulosidade nas apurações.

"LULA POTIGUAR" – No subúrbio de Mossoró, Lula está realmente em alta. A senadora eleita Rosalba Ciarlini está discursando em defesa do aumento do Bolsa-família, programa do governo federal. Hoje, no pobre “Parque das Rosas”, Rosalba afirmou e repetiu que Garibaldi “vai aumentar em 50% o Bolsa-família”. Segundo ela, o Estado vai entrar com dinheiro próprio para essa melhoria. Não deve ser fácil. Atualmente, o RN tem o atendimento de 253 mil famílias com esse benefício pela União. Mas, como em campanha cabe tudo, quem sabe.

COMUM – Numa avaliação fria do debate de ontem da Rede Record, o que vi foi um Alckmin (PSDB) manietado e incapaz de se sobressair em relação ao presidente Lula. Candidato à reeleição, Lula se mostrou mais solto, menos tenso do que nas vezes anteriores. Se houve um ganhador, sem dúvidas que foi o presidente.

PESQUISA – Consult e Ibope devem aparecer com pesquisas na reta final da campanha no sábado, 28. Um tira-teima muito interessante, para matar alguns do coração e provocar euforia noutros. Numa campanha em que as pesquisas foram as grandes vedetes, negativas, não poderiam faltar na reta final do embate político-eleitoral.

GERAIS

– O Hotel Villa Oeste em Mossoró sedia até o sábado, com entrada franca, mais uma semana espírita. Serão vários e importantes palestrantes sempre a partir das 19h30.
- E a Universidade Potiguar promove seminário no Hotel Thermas, aberto a profissionais e estudantes do Direito.
- O pésssimo serviço de Internet está comprometendo a postagem de material em tempo ágil. Minhas desculpas, webleitor.
- Obrigado à leitura deste Blog a Val Araújo, na Serra de Santana; jornalista-escritor Luiz Gonzaga Cortez e enfermeiro Galba Silveira.

SÓ PRA CONTRARIAR

Literalmente esta campanha é pau, é pedra e as pesquisas no caminho...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial