CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

quarta-feira, outubro 25, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Elas de novo: as pesquisas

Como ocorreu no primeiro turno, as pesquisas são outra vez vedetes da campanha eleitoral.

Em poucos dias, apareceram números aos borbotões e sempre colocando a governadora Wilma de Faria (PSB) em evidência, em posição proeminente. Como também é comum nesses casos, quem está em inferioridade questiona tudo.

O que há de mais diferente no que ocorre agora, em relação ao primeiro turno, é resultado das distorções quanto às pesquisas àquela ocasião. Essa ferramenta deixou de ser instrumento de informação para se constituir em objeto de indução ao voto, à busca de apoios etc.

Entretanto, as pesquisas no segundo turno revelam outro tipo de faceta. As três que mais ganharam notoriedade (Ibope, Vox Populi e Consult) indicam uma tendência. Todas podem estar erradas? Podem. Mas é pouco provável que isso esteja ocorrendo.

O que se verifica é conflito numérico referente à vantagem, não quanto à direção que parece tomar a maioria do eleitorado. O Ibope deu 7% de maioria para Wilma, o Vox Populi deu ‘engorda’ em 14% e o Consult apontou 10,76% de vantagem à governadora na divulgação de hoje, via Diário de Natal.

Em nenhum momento os líderes da oposição contestaram a dianteira e, sim, o seu volume. Portanto, é fácil tirar no mínimo uma conclusão: Wilma está efetivamente à frente. Os dois lados concordam. A discordância é quanto aos índices.

Dia 29 a gente tira a limpo. Vencerá, obviamente, quem tiver mais votos.

PRIMEIRA PÁGINA

NA ÁREA – O grupo da deputada federal Sandra Rosado (PFL) aguarda o término do período eleitoral vigente, para fazer um grande balanço quanto à campanha e estudar o futuro. Mas há um fio de ligação – mais do que sintonizado – com o grupo do primo e ‘adversário’ Carlos Augusto (PFL), marido da senadora eleita Rosalba Ciarlini (PFL). À mesa, já se conversa sobre as eleições municipais de 2008. O nome do deputado federal não-reeleito Betinho Rosado (PFL), irmão de Carlos, é agradável aos olhos das duas partes. Depois retorno ao tema, com mais detalhes. Não se trata de especulação. Aguarde.

EM JANEIRO – Com cuidados no trato das palavras, algo em que normalmente tropeça, a prefeita mossoroense Fafá Rosado (PFL) tem agido com equilíbrio na condição de ‘opositora’ da governadora Wilma de Faria (PSB). Como em política nada é por acaso, é bom o webleitor observar os sinais que são emitidos. A partir de janeiro, caso Wilma efetivamente se reeleja, as duas terão no mínimo mais dois anos de gestão em período comum pela frente: Fafá nos dois restantes deste mandato e Wilma nos primeiros dois anos do segundo governo. Portanto...

JÁ GANHOU – Por mais que as lideranças da Vitória do Povo procurem propagar, pela imprensa, que a disputa ao governo é tratada com visão espartana e longe do “já ganhou”, não é isso o que se verifica nos bastidores. Conversas e manifestações variadas apontam para uma etapa seguinte: a festa da reeleição da governadora Wilma de Faria (PSB). Surpresa nas urnas está fora de cogitação, é o que se afirma.

DEBATE – Para o debate de amanhã na InterTV Cabui, sob a moderação do jornalista César Tralli (Rede Globo São Paulo), a expectativa está em torno da temática. No âmbito da campanha de Garibaldi Filho, duelam pensamentos divergentes quanto a “Folioduto” e outros aspectos nebulosos da gestão de Wilma de Faria. Uma ala quer Garibaldi Filho no ataque; outra acredita que o modelo de ferocidade à la Geraldo Alckmin (PSDB) não combina com a face hindu do senador. Aguardemos o debate.

GERAIS

- O premiado poeta-contista mossoroense Marcos Ferreira está com dificuldade para ir a Manaus (AM) receber prêmio por ter sido escolhido como o melhor autor do país, entre cerca de 300 participantes em concurso literário promovido pela Prefeitura manauara. Como não faz parte da lista de ‘queridinhos’ do Palácio da Ineficiência, tem que apelar para outros apoios à viagem. Interessante, é que em Mossoró, o poder público patrocina até palestra de janota que ensina etiqueta e o verdadeiro artista local sofre, pena e é obrigado a se humilhar.
- A programação dos festejos sócio-religiosos da padroeira de Mossoró, Santa Luzia, será divulgada em café da manhã na sexta, 27, no Lizete Buffet, a partir das 7h, num café da manhã.
- Obrigado pela leitura deste Blog ao advogado Paulo Almeida, empresário Cristovam Frota e construtor Guto Rodrigues

SÓ PRA CONTRARIAR

Os manifestantes de Wilma e Garibaldi brigam verbalmente e até fisicamente em nome do quê?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial