CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

sexta-feira, novembro 03, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Uma luz a mais para todos

Converso com um importante executivo da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Ricardo Borges, sobre questões diversas da vida nacional, quando vem à tona, aspectos do programa federal “Luz para todos”.

Meu interlocutor, economista, assinala que num trabalho de pesquisa da empresa de economia mista, se avaliou a receptividade do programa que chegou à zona rural, onde tudo era escuridão. Algo modesto, mas de enorme valia social.

Constatou-se, por exemplo, que a prioridade número um no campo era a compra de uma TV. Em seguida, algum outro eletrodoméstico com som. Eu, instado a adivinhar os sonhos dessa gente, acertei em cheio.

Mas me causou espanto que uma geladeira, algo natural em qualquer lar deste país, só aparecia no “rabo-da-fila” das preferências. Por quê? Simples. Botar o que em seu interior?

O que é fácil se observar, dessa situação pesquisada, é a importância do Luz para Todos e uma verdade a mais: ainda estamos longe de reduzir a distância entre os muitos ricos e os miseráveis. Por isso é que a geladeira passa ao largo das aspirações, em face de não ter muito o que acomodar em seu interior.

PRIMEIRA PÁGINA

PRÉVIA – O médico José Pinheiro (PMDB) marcha para ter sérias dificuldades na sucessão municipal em 2008. As duas derrotas consecutivas do seu grupo em se tratando de disputa ao governo estadual, só fortaleceram a oposição. O problema, é que os oposicionistas também estão embaraçados e ainda inebriados com a vitória de Wilma de Faria (PSB) no município. A última, no segundo turno, foi com maioria de 2.231 votos. Uma avalanche incomum para o município e o PMDB.

SINAL ABERTO – A notícia que demos aqui em primeira mão logo após o primeiro turno, de que estaria aberto diálogo entre duas bandas da família Rosado, visando eleições municipais de 2008 e com olhos mais adiante, quanto a 2010, vai ganhando formado mais consistente. “Carlos, posso lhe dizer que os dois lados vêem com simpatia a questão, sem ressentimentos, mas com equilíbrio”, comenta em diálogo comigo um graduado nome do esquema da deputada Sandra Rosado (PSB). Volto ao tema com maiores detalhes. Aguarde.

FESTAS – Depois da folga do feriadão, após a maratona de duas campanhas eleitorais, a governadora Wilma de Faria retomará programação de visitas a regiões do Estado, em agradecimento à vitória. Seridó e região de Mossoró devem receber a governadora no início da semana, enquanto o Trairi provavelmente na quarta. Entretanto, a agenda ainda não está fechada e dependerá de alguns aspectos administrativos pendentes.

PRESSÃO – Para quem vem se saracoteando e lustrando as mãos, com vistas a indicação e ocupação de cargos no segundo governo Wilma de Faria, é melhor usar de prudência. É bom lembrar um trecho de discurso da governadora, que ela fez questão de repetir na campanha: “Ninguém pega na minha munheca”. Se Wilma jogou no acostamento a fina flor do poder, de Garibaldi Filho (PMDB) a José Agripino (PFL), imagine só o que pode acontecer com quem se arvorar a querer uma fatia do poder para monopolizá-lo.

GERAIS

- Samuel Ciro Freire Costa, neto da recém-falecida professora Adelzira Freire, é o novo gerente do Senac Mossoró. É administrador de empresas e professor da UNP-Mossoró. Parabéns pela ascensão.
- A disputa pelo setor supermercadista em Mossoró está aquecido. O Rebouças Supermercado, por exemplo, que está com uma obra gigante de ampliação, comemora o alcance de 12 mil cartões de fidelização. Sucesso.
- Obrigado à leitura deste Blog ao jornalista Alex Medeiros, Artur Leite Neto e ao engenheiro Max Rodrigues (Alemanha).

SÓ PRA CONTRARIAR

O poder não apenas faz sina, mas fascina. Portanto, cuidado com ele.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial