CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

quarta-feira, novembro 08, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Põe na Cônsul!

Acompanhando o noticiário – à base de muita especulação, mas baseado numa lógica -, quanto às chapas à Prefeitura de Natal, não resisto à blague. Há muito de piada, de delírio, ufanismo e topete de algumas figuras.

Mas o que me chama mais atenção é pressa de se arranjar um lugar para o senador Garibaldi Filho (PMDB). Içá-lo à condição de prefeito de Natal outra vez, a exemplo de sua eleição em 1985, é extemporâneo. Garibaldi não está matando cachorro a grito.

Impossível a candidatura? Claro que não.

Porém é pouco provável que isso ocorra, em face de diversos fatores. Ninguém deve esquecer que em 2010, não ocorrendo qualquer imprevisto, Garibaldi tentará novo mandato de senador, para ficar onde ele gosta de estar: “no céu”, como dizia o saudoso deputado-senador Agenor Maria.

Quem adoraria ver Garibaldi Filho candidato e eleito prefeito, em 2008, sem sombra de dúvidas, seria o senador e seu neo-aliado José Agripino (PFL). O líder pefelista sabe que em 2010 terá pela frente, para se reeleger, o próprio Garibaldi e possivelmente a hoje governadora Wilma de Faria (PSB). Desobstruindo o caminho, Agripino teria menos dificuldades para pegar uma das duas vagas ao Senado.

Com duas derrotas consecutivas em menos de trinta dias, após 36 anos de carreira política invicta, Garibaldi Filho sentiu o baque. Contudo, sai ainda muito fortalecido e é sem qualquer agrado, a grande referência político-eleitoral da oposição no RN. Mantém a mística. Perdeu sem ser humilhado nas urnas.

Entretanto, essa brincadeirinha de prefeito de Natal, para 2008, parece mais coisa de “mui amigo”. Lembra o bordão de uma propaganda que fez história na criação brasileira, colocando um produto industrial como solução para todo sufoco.

Quando ocorrer qualquer embaraço e faltar um caminho, uma luz, “põe na Cônsul.” Garibaldi tem que ter muito cuidado com as companhias. Geladeira é sinônimo de fria, senador.

PRIMEIRA PÁGINA

ÁGUIA – Com olhar de águia, o deputado estadual Nélter Queiroz (ainda no PMDB) não está saindo do peemedebismo por acaso. Enxerga longe. Sua costura política está bem adiante, no distante ano de 2010, com postulação a deputado federal pela região Seridó. Sua crença é de que o deputado federal eleito João Maia (PL) possa se viabilizar como candidato a governador, abrindo um espólio considerável de votos para outro nome seridoense. Sensato o raciocínio. Mas política não é ciência exata.

IGNORÂNCIA – A oficialização do regime da ignorância no governo municipal de Mossoró só precisava de algo a lhe documentar, efetivamente. Não falta mais. A prefeita Fafá Rosado (PFL) baixou ponto facultativo nas repartições do município para amanhã, quando erradamente se comemorará a emancipação política de Mossoró. Historiadores, estudiosos de toda ordem e pessoas menos parvas já avisaram à prefeitura e Câmara de Vereadores sobre o erro crasso, mas os donos do Mundo Mágico de Nós preferem dar demonstração de poder até alterando a história. Não causa espanto. No dia 7 de setembro último, entrevistada pela TV Cabo Mossoró (TCM), a prefeita não sabia dissertar sobre a data, chegando a perguntar a repórter Denise Santos o que era comemorado àquele dia. A matéria ao vivo deixou muitos perplexos.

MAL – Na sessão de ontem da Câmara de Natal, o vereador e deputado estadual eleito Gilson Moura (PV) resolveu satanizar a imprensa, despejando acusações especialmente contra a jornalista Thaísa Galvão. Como é comum, toda vez que a imprensa não serve a um político, lhe parece inservível à própria sociedade. Sem essa tolice de considerarmos a mídia o “quarto poder”. Balela. Entretanto, inconcebível esse chilique de cristão novo do vereador-deputado, que parece não conhecer uma lei elementar da física: tudo que sobe, desce.

CUIDE-SE – O deputado federal reeleito Nélio Dias (PP) que se cuide. Uma articulação graúda está dando corpo à idéia de transformar o recém-eleito senador Francisco Dornelles (PP-RJ) no novo presidente nacional da sigla. Nélio conseguiu importante vitória eleitoral, quando muitos apostavam que ele seria atropelado. Quem sobrou mesmo foi um dos favoritos, o deputado federal mossoroense Betinho Rosado (PFL).

GERAIS

- Impressiona o tratamento da Grande Imprensa ao desempenho do América de Natal na Série B. É uma visão claramente preconceituosa. Não percebem que, encerrada hoje a competição, o time vermelho estaria na Série A de 2007.
- Numa coisa todas as chapas que concorrem à OAB no RN estão em pé de igualdade: comunicam-se muito mal.
- Continua sofrível o sinal da minha Internet à Raiva, apelidada de Internet a rádio. Doloroso trabalhar assim.
- Movimento em Apodi deve oficializar amanhã, em reunião com o reitor da Uern, professor Milton Marques, pedido formal para que seja instalado curso de “Ciência da Computação” no núcleo apodiense da universidade. Um tiro certeiro. O futuro passa por aí.
- Obrigado à leitura deste Blog ao advogado Barreto Júnior, deputada federal Fátima Bezerra (PT) e ao professor Alcindo Júnior (Ufersa).

SÓ PRA CONTRARIAR

Por que José Agripino não se apresenta como candidato a prefeito de Natal?

1 Comentários:

Anonymous Flaubert Torquato disse...

Prezado Carlos,

Parabéns pelo trabalho.O blog está excelente.

Felicidades.

Do seu leitor:

Flaubert Lopes Torquato

Professor da UERN (Pau dos Ferros) / Jornal Resenha do Alto Oeste

8:05 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial