CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

quinta-feira, novembro 09, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Mais um faz-de-conta

Hoje, Mossoró no campo da oficialidade, está comemorando 136 anos de emancipação política. O interessante, é que a data foi escolhida assim por espasmo pela Câmara de Vereadores, há dois anos, sem qualquer estudo sobre a história.

Na verdade, a data comemorada não tem qualquer relação com os fatos pretéritos, narrados por historiadores do nível de Câmara Cascudo. A real festividade seria cabível em 15 de março, se reportando ao acontecimento em 1852.

Entretanto, para completar a pantomima, até ponto facultativo – aquele feriado de verdade – foi decretado pela prefeita Fafá Rosado (PFL). Há uma programação sendo desenvolvida durante o dia, na maior naturalidade. Um faz-de-conta a mais no reino do Mundo Mágico de Nós, onde tudo é possível, até mudar a história.

Quando Mossoró vira motivo de pilhérias, ainda tem quem dê chilique, considerando inaceitável a desfeita. Mas se as próprias autoridades constituídas por vontade própria, sabendo do erro cometido, preferem ‘brincar de Deus’, como reagir ao escárnio alheio?

Não é por acaso que tratam esse reino de “País de Mossoró”. Somos um caso à parte na sociologia e antropologia. O poder dessa elite ignorante só não é mais nefasto, porque ela só possui 24 horas/dia para chegar à excelência da estupidez, transformando Mossoró numa piada em tempo integral.

Quanta saudade de uma época, em que tínhamos uma plêiade de figuras públicas com nível intelectual e espírito coletivo. Era uma gente superior, que usava a cabeça no pensar e não apenas para colocar laquê e exercitar a arrogância do mando, confundindo isso com poder.

PRIMEIRA PÁGINA

SÉRIO – A Casa de Saúde Dix-sept Rosado está passando por mais uma inspeção do Ministério da Saúde. O quadro sanitário, que deverá ser exposto em relatório, depõe contra essa instituição. Lamentavelmente, a propaganda que se faz da CSDR não corresponde à realidade e o cenário é de claro atentado à vida. Falta de tudo um muito. Depoimentos que ouvi de médicos e servidores são aterradores.

REAPARECER – A governadora reeleita Wilma de Faria (PSB) estará em Mossoró pela primeira vez, após a vitória eleitoral no segundo turno, no dia de amanhã. Ela integrará mesa de trabalhos no Teatro Lauro Monte Filho, da promoção denominada “Seminário Bom-dia América 500 Anos”. A promoção é da Fundação José Augusto. A princípio, carreatas e caminhadas comemorativas estão descartadas. Mas...

ESTADUAL – Empolgado com a demonstração de força que ele, seu grupo e a “viúva” (prefeitura) deram nas eleições em Caraúbas, o prefeito Eugênio Alves (PL) está sentindo uma voz a empurrá-lo para projeto mais ousado. Uma candidatura a deputado estadual em 2010 não está descartada. Um dos maiores incentivadores é o deputado federal eleito João Maia (PL).

BEZERRA – Visto com avidez por muita gente, em face do seu poder de produzir votos, a Secretaria da Ação Social do Estado (SETHAS) não vai passar a qualquer mão. A governadora Wilma de Faria em sua segunda gestão quer ter absoluto controle sobre a pasta. Se a deputada – e sua filha – Márcia Maia (PSB) não retornar ao posto, é provável que o seridoense Fernando Bezerra (não o senador) continue no lugar. É uma pessoa da confiança de Márcia e Wilmaa.

GERAIS

- Hoje tem a segunda noite do “Mossoró Fashion Week”, Verão 2007, na Estação das Artes Eliseu Ventania. A estréia do evento foi ontem à noite, com sucesso. Tudo lavra de George Azevedo, portanto com selo de qualidade.
- O Jornal Resenha Alto Oeste com sede em Pau dos Ferros, que atualmente é quinzenal, deverá passar a periodicidade semanal a partir do próximo ano. Ele é editado pelo jornalista Jean Carlos. Todo o sucesso do mundo é o nosso desejo.
- Acordei ainda mais cedo para acompanhar um empolgante jogo de vôlei na TV. Deu Brasil de virada contra a China. Depois de perder dois sets, o time feminino brasileiro fez 3 x 2. Jogão.
- Obrigado à leitura deste Blog a Flaubert Torquato (Jornal Resenha do Alto Oeste), chargista Túlio Ratto e empresário Evandro Praxedes (Refimosal).

SÓ PRA CONTRARIAR

Nos jogos sucessórios de Natal, ninguém ainda se preocupou em perguntar ao prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB), as suas preferências para 2008.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial