CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

quarta-feira, dezembro 06, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

A corrupção, segundo François

Este Blog noticiou abaixo, na manhã de hoje, em primeira mão, o nascimento de mais um trabalho literário do escritor François Silvestre. Como é próprio de sua inteligência e cultura amplificada, não se trata de um livro qualquer.

Até pelo tema tratado e o foco estabelecido pelo autor, a partir do título, a gente pode esperar nitroglicerina pura. Li e me deliciei com outros textos de François, como o excelente “A pátria não é ninguém”. Imperdível.

Agora com “Todo governo é sujo – Do pato do gavião ao folioduto”, o escritor que dirigiu a Fundação José Augusto (FJA) durante boa parte do governo Wilma de Faria (PFL), envereda pelos escaninhos do poder e uma de suas chagas: a corrupção.

François pode falar de cátedra sobre a questão. Foi atingido pelo chamado “Escândalo do Folioduto” este ano, em face de ser um homem de boa fé. Teremos em breve, um documento de enorme valia, até para entendermos melhor - agora sob a ótica de quem estava no “olho do tufão” - os mecanismos da dilapidação criminosa do patrimônio público.

Corrupção é algo tão antigo quanto à própria raça humana, assemelhando-se a uma atividade vetusta como a prostituição. A diferença básica entre uma e outra, é que no segundo caso, a negociante costuma ser mais decente, vendendo apenas o que lhe pertence.

A corrupção, segundo François, é imperdível. Estou na fila para ser o primeiro adquirente do título, mestre.

PRIMEIRA PÁGINA

CHOQUE – Se a governadora Wilma de Faria (PSB) tiver a coragem de fazer um “choque de Estado”, promovendo uma ampla reforma técnica e de métodos na gestão da coisa pública, os poderes legislativo e judiciário não podem moralmente se esquivar do mesmo. É inaceitável, por exemplo, que a Assembléia Legislativa acomode em seus quadros, uma horda de médicos preguiçosos, descompromissados com o social, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Não dão um único minuto de expediente e ficam “à disposição” desse poder, quando deveriam estar servindo ao povo no seu papel magnânimo de atuação profilático-curativa.

TRIO – O secretário de Desenvolvimento do RN, Thiago Simas, não deve compor o governo Wilma de Faria na segunda gestão. É o que ouço entre os intramuros da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e da Governadoria. Thiago tem outros projetos pessoais para 2007 e a própria governadora pensa em outro nome para a pasta.

CAOS – A Prefeitura de Apdi está enfrentando um cenário aterrador, na administração de contas públicas. Comprometimento com fornecedores, atraso salarial dos servidores e uma perspectiva de também não honrar o décimo-terceiro salário. Tudo isso, apesar do administrador ser um homem experimentado como o médico José Pinheiro, que conheço como gestor zeloso e sério. O relato que ouço de apodienses prevê ainda maiores dificuldades para 2007.

DISTÂNCIA – Em conversa com este blogueiro, o deputado federal Felipe Maia (PFL) trata com cuidado cirúrgico a sempre complicada política mossoroense (veja matéria completa abaixo desta coluna). Ele não quer se imiscuir em decisões do seu sistema em nível de Mossoró. “Meu papel é o de apoiar o que for decidido, não posso dar opiniões, me meter, sem ser chamado a isso”, esquiva-se.

GERAIS

- Estão imperdíveis as fotocharges produzidas pelo inquieto blogueiro Josenildo Carlos, do saite http://www.agorasei.com.br/. Clique nesse endereço e acesse o seu blog, para testemunhar o bom humor saudável do seridoense.
- No corre-corre de Natal, encontro-me casualmente com o fiscal de tributos Eudson Lacerda e sua filha Ingrid. Um prazer revê-los.
- Hoje à noite, na Livraria Siciliano, no Midway Mall em Natal, tem a quarta noite da Revista Papangu, a festejadíssima publicação de cultura e humor editada em Natal.
- A Prefeitura de Areia Branca promoverá reveillon este ano, com direito a trio-elétrico e a banda Psirico fazendo arrastão. Promete ser muito movimentado.
- Encontro marcado, conheço ao vivo o professor da UFRN e, médico alfabetizado, Edílson Pinto Júnior. Nessa longa e agradável conversa, muitas coisas em comum, como a paixão pelo poeta Mário Quintana.
- Cá pra nós: um camarote que efetivamente deu show no Carnatal foi o Donna Donna/FM 98. Uma média de 2,2 mil pessoas por noite não é brincadeira. Todo mundo se esbaldou.
- Obrigado à leitura deste Blog ao professor e escritor Tarcísio Gurgel e ao médico Ernani Rosado, além do jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti

SÓ PRA CONTRARIAR

Quem tem medo de François Silvestre?

1 Comentários:

Anonymous westerley Cavalcante disse...

Muito correta a atitude de Dr François Silvestre, em externar ao público tudo o que esses bandidos promoveram com dinheiro do erário público

1:31 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial