CARLOS SANTOS ON LINE

Blog jornalístico editado e postado no Rio Grande do Norte (Brasil)

Minha foto
Nome:
Local: Mossoró, RN, Brazil

Jornalista, atuando profissionalmente há mais de 21 anos, com experiência em jornal impresso, TV, revista, rádio, webjornalismo e mídias alternativas, além de assessorias político-empresariais. CONTATOS: herzogcarlos@gmail.com

sexta-feira, abril 13, 2007

"Rosado do B" combateu Lampião em 1927

Aleluia! Aleluia!

É vero. Verdade verdadeira. Um "Rosado do B" combateu Lampião

Não se trata do patriarca Jerônimo Rosado ou qualquer um de seus filhos (21 ao todo), mas um sobrinho “enjeitado”, a quem cumpriu a tarefa de representar a família no embate armado.

A prova ‘arqueológica’ vai permitir finalmente a salvação da honra familiar, no episódio épico de 13 de junho de 1927, da resistência de Mossoró ao bando do cangaceiro Lampião (Foto).

A descoberta veio de relatos diversos, cruzamento de informações e resgate de árvore genealógica extensa – cheia de derivações - dos Rosados. Mas coube ao professor Anchieta Alves, atual diretor do Teatro Lauro Monte Filho, o desfecho do caso.

O combatente foi Lourenço Menandro da Cruz, que ficou na trincheira da Estrada de Ferro (hoje Estação das Artes).

Lourenço era filho de Leandro Menandro da Cruz, irmão por parte de pai de Jerônimo Rosado e primo, portanto, de figuras como Vingt, Vingt-un, Dix-huit, Dix-sept, Trezieme, Duó e Dix-neuf Rosado entre outros.

O Rosado – que não levava esse sobrenome – tem descendentes honrados e muito produtivos na cidade de Mossoró até hoje.

Aleluia! Aleluia!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial